sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CORAIS

Corais ou recife de corais ou ainda antozoários são animais cnidários e uma das maravilhas do mundo submarino. Os corais constituem colônias com cores variadas, como vermelho branco, rosa, laranja ou amarelo. Que crescem nos mares e podem formar recifes de grandes dimensões que abrigam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinária.
Os corais crescem na região fótica de mares tropicais, de forte ação de ondas, forte o suficiente para manter disponível na coluna d’água alimento e oxigênio dissolvido. Os recifes de coral também dependem de águas rasas, limpas, mornas e pobres em nutrientes para crescer. Quando elas morrem, seu esqueleto continua intacto e servem de apoio para outros tipos de pólipos das colônias.
Formando, assim, um recife de coral.
Quase todos os corais formam colônias, que podem chegar a tamanhos consideráveis – os recifes, mas existem muitas espécies em que os pólipos vivem solitários.
Os corais zooxantelados retiram parte ou todas as suas algas. Com a perda das algas pigmentadas, o esqueleto calcário branco é então, visível através do tecido transparente, e é dito que o coral sofre branqueamento. Os agentes causadores do branqueamento podem ser excesso de exposição a UV, flutuação de salinidade e baixas ou altas temperaturas.

Integrantes: Rithyeli Abreu, Priscila Kovalski e Amanda Neres
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coral
Data:11/09/2009

Um comentário: