sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ELEFANTÍASE















Pessoa com elefantíase (acima)









Mosquito do gênero Culex
(acima)



Causa da doença: A filariose, também conhecida como elefantíase, é uma doença causada por parasitas conhecidos como vermes nematóides (as filárias).
Este tipo de
microorganismo tem como o mosquito Culex quiquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo ou muriçoca.

Sintomas: Na fase aguda, os principais sintomas desta doença são:inflamação no sistema linfático, febre, dores de cabeça, mal estar, etc. Depois de alguns meses ou até anos, podem surgir outros sintomas como: inchaço de membros (mamas no caso das mulheres e testículos no caso dos homens), doenças infecciosas na pele e gordura na urina. Em sua forma mais grave pode ocorrer aumento excessivo do tamanho dos membros (elefantíase).



Transmissão:
Sua transmissão ocorre pela picada do mosquito, que transmite o parasita causador da doença de pessoa a pessoa.Uma vez infectada, a pessoa deve passar por tratamento médico, onde serão indicados os devidos medicamentos de acordo com o efeito causado em seu organismo pelo parasita.A melhor medida contra esta doença, ainda é a prevenção, e esta, deve ocorrer evitando-se exposição aos mosquitos.

Prevenção:

Há um programa da OMS que procura eliminar a doença com fármacos administrados como prevenção e inseticidas. É útil usar roupas que cubram o máximo possível da pele, repelentes de insetos e dormir protegido com redes.

Integrantes: Rithyeli Abreu, Priscila Kovalski e Amanda Neres

Fonte:http://www.todabiologia.com/doencas/filariose.htm

data:11/09/2009

3 comentários:

  1. Meninas,
    atenção as cópias. escrevam com as palavras de vocês, de forma mais objetiva.
    Nota: P

    ResponderExcluir
  2. Os parasitas não "são conhecidos como", são vermes do Filo Nematelminthe, por isso "nematóides". O primeiro parágrafo está confuso.

    A primeira imagem é um caso de Neurofibromatose, não de Filariose. E Elefantíase é uma condição que pode ou não ocorrer em pacientes com Filariose Linfática, dependendo das condições de higiene.

    Eu concordo com a professora, muita atenção com cópias, e recomendo pesquisar mais antes de apresentar informações em um trabalho.

    ResponderExcluir